sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PALITOS MÁGICOS

Neste divertido jogo você poderá adivinhar o número de palitos colocados sobre uma mesa. Para praticar esta mágica, entregue uma caixa de fósforos a um amigo e vire-se de costas. Peça-lhe que faça três montes iguais de fósforos (no mínimo 5 palitos em cada monte). Em seguida, peça para ele, ou outra pessoa falar um número de 1 a 15. Após algumas operações que você irá ordenar, no monte do meio estará o número de fósforos escolhido por pessoa. Observe os passos:


Procedimento:

q  Faça 3 montes iguais de palitos de fósforos em cima da mesa (Por exemplo, 3 montes de 5 palitos).
q  Peça para alguém que fale em voz alta um número de 1 a 15 (Por exemplo: 13).
q  Tire 3 palitos de cada monte lateral e coloque-os no monte central (Teremos agora, 2 palitos em cada monte lateral e 11 no central).
q  Fale o número dos palitos de um dos  montes laterais (Neste caso: 2).
q  Retire esta quantidade do monte central e passe-a para o outro monte lateral.

A partir disso, você ordenará mais algumas operações, e para a surpresa de todos no monte central aparecerá o número dos palitos escolhido por pessoa. De fato, no último passo, quando passamos a quantidade retirada do monte central para um dos montes laterais sempre haverá 9 palitos no monte central. Então, induzindo mais uma ou duas operações chegamos ao valor escolhido por pessoa, no monte central.

Neste caso, continuando as operações e já sabendo que temos 2 palitos num dos montes laterais (por exemplo da esquerda), 4 em outro lateral (da direita) e 9 no monte central:

q  Tire 4 palitos do monte da direita e passe-os para o monte central.

Agora, para a surpresa de todos, no monte central temos 13 palitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário