domingo, 6 de novembro de 2011

QUADRADO MÁGICO

Neste impressionante jogo, você deixará uma pessoa completamente perplexa ao acertar antecipadamente a soma de alguns números escolhidos por ela no quadrado mágico abaixo. Antes de começar o jogo, você escreve sobre um papel um número oculto (53) e ordena para que a pessoa escolha alguns números e efetue outras operações. Para surpresa de todos a soma dos números escolhidos por ela, é exatamente o número previamente escrito por você! Basta seguir o roteiro abaixo:

·         Circule um número qualquer e trace uma linha horizontal e vertical passando por ele, eliminando os outros números que estão na mesma linha e mesma coluna.
·         Repita este procedimento por mais 4 vezes.




Surpresa: A soma dos números circulados é 53 (ou seja, o número previamente escrito)!

Outro exemplo: No quadrado mágico abaixo a soma dos 4 números escolhidos é 30.





Justificativa:

Observe que nos quadrados mágicos acima o valor dos números mágicos é obtido somando os números de qualquer diagonal. Por outro lado, no arranjo dos números de cada linha sempre somamos ou subtraímos todos os números da linha anterior com o mesmo número. A partir disso podemos justificar facilmente o segredo dos quadrados e construir inúmeros outros quadrados mágicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário